"O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios."

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Projeto Matemática - 5º ano B


Projeto- Matemática- “Par, ímpar com matemática a gente brinca!”

Tema- Tabuada

Professora- Andréa Consuelo Silveira dos Santos

Turma- 5° ano B Período- matutino

No trabalho com a multiplicação é primordial que o aluno memorize a tabuada. Mas esse memorização deve acontecer com maneiras diferenciadas, divertidas e desafiadoras.

Os jogos são uma maneira interessante e proveitosa que auxilia o processo de memorização.

O objetivo desse jogo é fazer com que os alunos despertem o interesse pela memorização da tabuada e desenvolva certa rapidez para os cálculos mentais.


Regra do jogo

Jogo- Resolva e ganhe

Matérias necessários :

· Dois dados, com números de zero até nove

· Papel, lápis e borracha e ou lousa e giz

Instruções :

· Separar os alunos em grupos de máximo de 5;

· Cada integrante do grupo participará no mínimo uma vez, não podendo ficar ninguém sem jogar;

· Os integrantes dos grupos concorrerão entre si.

· A cada vez um participante de cada grupo ( dois alunos por vez) jogará um dado e fará a multiplicação entre os fatores dos dados.

· Os alunos deverão, ao sinal do professor escrever o produto no papel ou na lousa, como ficar determinado.

· O produto correto valerá dois pontos e o produto errado valerá um ponto negativo. O aluno que não colocar o produto, não pontua e nem perde.

· Vence o grupo que tiver maior quantidade de pontos.

Depois da apresentação das regras e do jogo propriamente dito, foram levantadas três questões oportunizando uma reflexão sobre o ocorrido.

Apesar dos alunos ainda não estarem muito bem preparados para refletir, o ato de refletir promove um ganho pedagógico naquilo que se pretende.

Questões levantadas : O que foi fácil no jogo ? Por quê ?

O que foi difícil ? Por quê ?

O que você pode aprender com esse jogo ?

O que você deve fazer para jogar bem ?

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