Projeto- Matemática- “Par, ímpar com matemática a gente brinca!”
Tema- Tabuada
Professora- Andréa Consuelo Silveira dos Santos
Turma- 5° ano B Período- matutino
No trabalho com a multiplicação é primordial que o aluno memorize a tabuada. Mas esse memorização deve acontecer com maneiras diferenciadas, divertidas e desafiadoras.
Os jogos são uma maneira interessante e proveitosa que auxilia o processo de memorização.
O objetivo desse jogo é fazer com que os alunos despertem o interesse pela memorização da tabuada e desenvolva certa rapidez para os cálculos mentais.
Regra do jogo
Jogo- Resolva e ganhe
Matérias necessários :
· Dois dados, com números de zero até nove
· Papel, lápis e borracha e ou lousa e giz
Instruções :
· Separar os alunos em grupos de máximo de 5;
· Cada integrante do grupo participará no mínimo uma vez, não podendo ficar ninguém sem jogar;
· Os integrantes dos grupos concorrerão entre si.
· A cada vez um participante de cada grupo ( dois alunos por vez) jogará um dado e fará a multiplicação entre os fatores dos dados.
· Os alunos deverão, ao sinal do professor escrever o produto no papel ou na lousa, como ficar determinado.
· O produto correto valerá dois pontos e o produto errado valerá um ponto negativo. O aluno que não colocar o produto, não pontua e nem perde.
· Vence o grupo que tiver maior quantidade de pontos.
Depois da apresentação das regras e do jogo propriamente dito, foram levantadas três questões oportunizando uma reflexão sobre o ocorrido.
Apesar dos alunos ainda não estarem muito bem preparados para refletir, o ato de refletir promove um ganho pedagógico naquilo que se pretende.
Questões levantadas : O que foi fácil no jogo ? Por quê ?
O que foi difícil ? Por quê ?
O que você pode aprender com esse jogo ?
O que você deve fazer para jogar bem ?
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